Desktop vs. Microsoft Store Apps: Qual Você deve baixar? 1

Desktop vs. Microsoft Store Apps: Qual você deve baixar? Você deve obter seus aplicativos Windows do Microsoft Store, ou usar programas desktop tradicionais? Aqui estão as principais diferenças.

Desktop vs. Microsoft Store Apps

Historicamente, você sempre baixou o software Windows através de um arquivo EXE de seu site oficial ou de um site de download de terceiros (chamado de aplicativo de desktop). Tudo bem, nos últimos anos pode também ter se deparado com o arquivo MSI (Arquivos MSI também são chamados de arquivos do pacote de instalação do Windows, que são usados ​​para distribuir atualizações e instaladores de programas de terceiros do Windows que foram desenvolvidos para sistemas baseados no Windows.).

Mas desde de o Windows 8 e hoje com o ainda não lançado oficialmente Windows 11, você também tem a opção de baixar aplicativos do Microsoft Store (conhecidos como aplicativos de loja).

Muitos aplicativos estão disponíveis tanto como aplicativos de desktop tradicionais quanto como aplicativos de Store modernos. Dada a escolha, qual você deve baixar? Vamos dar uma olhada e tentar responder a essa pergunta.

Por que o Microsoft Store existe?

Desktop vs. Microsoft Store Apps: Qual Você deve baixar?

A Microsoft incluiu seu novo mercado de aplicativos, chamado Windows Store (por isso estamos tirando sua dúvida sobre Desktop vs. Microsoft Store), com o extinto Windows Phone e também a partir do Windows 8. Na época, estes “aplicativos Metro” só estavam disponíveis em tela cheia e muitas pessoas os ignoravam.

Este mercado foi levado para o Windows 10 e acabou sendo renomeado para o Microsoft Store (não confundir com as lojas de tijolo e cimento da Microsoft ou seja Lojas Físicas).

Além de aplicativos, o Microsoft Store transporta jogos, filmes, programas de TV e bem como extensões Edge. Agora, as linhas entre os tipos de aplicativos são borradas, já que os aplicativos do Store rodam em uma janela como os tradicionais programas desktop.

  • Jogos,
  • Filmes,
  • Programas de TV e
  • Extensões Edge

Durante algum tempo, o Windows foi a única plataforma importante a não oferecer um mercado oficial para aplicativos. Android tem Google Play, MacOS e iOS têm a App Store, e Linux tem vários repositórios na loja (A mesma não queria essa luta Desktop vs. Microsoft Store). Os usuários de Windows de longa data podem se perguntar por que a Microsoft se preocupou até mesmo em lançar uma loja de aplicativos como esta.

  • Android tem
    • Google Play,
  • MacOS e iOS têm a
    • App Store, e
    • Linux tem vários repositórios na loja

Do ponto de vista da empresa, isto se deu principalmente por duas razões: uniformidade entre plataformas e segurança do sistema operacional.

Aplicativos Universais da Microsoft Store

Como você deve estar lembrado, a Microsoft pressionou bastante os novos aplicativos da Plataforma Universal Windows (UWP) (chamados aplicativos Metro durante o Windows 8).

A ideia era oferecer aplicativos que funcionassem tanto no Windows desktop quanto no Windows Phone.

Atualmente, mesmo após o colapso do Windows 10 Mobile, os aplicativos na Loja muitas vezes rodam através do Windows 11, Xbox One, HoloLens, e outras plataformas. Em teoria, estes permitem que os desenvolvedores criem uma vez um aplicativo que seja utilizável em múltiplos dispositivos.

Desktop vs. Microsoft Store Apps: Qual Você deve baixar?

Naturalmente, ter estes aplicativos no Microsoft Store também proporciona um fluxo de receita adicional para a Microsoft e também gerou a batalha de dúvidas na internet Desktop vs. Microsoft Store.

Questões de Segurança com Aplicativos Desktop

Como os programas desktop Windows estão disponíveis em todos os lugares e temos um problema grande de Segurança, sendo assim, baixá-los pode levar à infecção do seu computador.

Se você não baixar de uma fonte confiável, muitas vezes é difícil dizer se um aplicativo que você encontra em um website aleatório é um download legítimo ou uma falsificação perigosa. Isto leva a que usuários inexperientes se abram para o malware só de baixar um software.

Em vez disso, o Microsoft Store dá à Microsoft mais controle sobre quais aplicativos estão disponíveis. A empresa faz algum nível de controle para eliminar aplicativos perigosos do Store. Durante algum tempo o Store teve problemas com aplicativos falsos e mortos, mas estes, felizmente, não são tão ruins hoje em dia.

Aplicativos Desktop vs. Aplicativos do Microsoft Store: Segurança

Como já vimos, os aplicativos de loja têm a vantagem de viver em um ambiente confiável. Entretanto, eles também são mais seguros em seu núcleo do que os aplicativos desktop.

Quando você baixa um aplicativo desktop, muitas vezes é necessário ter permissão para executá-lo como administrador para instalar. Embora esta seja uma parte normal da instalação de software, fornecer direitos de administrador a um programa lhe dá permissão para fazer o que quiser ao seu computador.

Segurança - Desktop vs. Microsoft Store Apps: Qual Você deve baixar?

Se você conceder privilégios de administrador a um aplicativo malicioso, ele tem o direito livre para instalar malware, destruir seus dados, gravar suas teclas, ou de outra forma prejudicar seu PC. A maioria dos aplicativos não faz isso, é claro, mas é assim que as infecções muitas vezes se espalham.

Em contraste, os aplicativos da Store têm permissões limitadas. Eles funcionam em uma caixa de areia (SandBox), o que significa que estão confinados a uma determinada parte do Windows.

Como estes aplicativos nunca rodam como administrador, eles não têm quase tanto potencial para danificar seu sistema.

Isto é ótimo até mesmo para aplicativos como o iTunes. Ao baixar a versão Store do iTunes, você não receberá lixo extra como Bonjour e Apple Software Update incluídos junto com ele.

Como os aplicativos para Android e iPhone, os aplicativos da Microsoft Store também listam todas as permissões que utilizam. Isto permite que você veja exatamente quais funções eles utilizam em segundo plano. Além disso, você pode bloquear os aplicativos de usar permissões individuais na seção Privacidade das Configurações.

Microfone Segurança - Desktop vs. Microsoft Store Apps: Qual Você deve baixar?

Por padrão, todos os aplicativos do Store recebem atualizações automáticas. Isto é muito mais fácil do que a atualização pede a maioria dos aplicativos desktop, já que você não precisa se preocupar em visitar o site e baixar a versão mais recente manualmente. Desinstalar um aplicativo da Loja também é muito mais limpo do que um aplicativo desktop, pois não há entradas no Registro e outros dados dispersos a serem removidos.

Desktop vs. Microsoft Store Apps: Seleção

Embora haja uma riqueza de grandes softwares disponíveis para Windows, você não encontrará tudo isso no Microsoft Store. Os desenvolvedores devem pagar uma pequena taxa para se registrar e obter seus aplicativos no Microsoft Store, o que pode não valer a pena para os criadores de pequenas ferramentas.

Muitas aplicações populares, tais como Discord, Steam, Calibre, Snagit e muitas outras não estão disponíveis na Loja. Isto significa que os gamers e usuários de aplicativos de poder terão que se ater a aplicativos de desktop em muitos casos.

No entanto, você também pode encontrar versões da Store para muitos softwares de desktop comuns. Slack, Spotify, iTunes, Messenger, WhatsApp, Telegram, e Evernote são apenas alguns exemplos.

Desktop vs. Microsoft Store Apps: Qual Você deve baixar?

  • Slack,
  • Spotify,
  • iTunes,
  • Messenger,
  • WhatsApp,
  • Telegram, e
  • Evernote

Muitos dos aplicativos na loja da Microsoft são ofertas no estilo móvel como Netflix e Candy Crush Saga que são jogos simples ou aplicativos para acessar um site ou serviço.

Entretanto, até mesmo alguns pequenos utilitários de desktop estão disponíveis em uma variante de Loja. Este é o caso do PureText, um pequeno e excelente aplicativo para colar texto sem formatação.

O aplicativo de edição de imagem Fan-Favorite Paint.NET também está disponível por alguns dólares na Loja. É o mesmo que a versão gratuita, mas o desenvolvedor o oferece como uma doação opcional com atualizações mais convenientes.

Desktop vs. Microsoft Store Apps: Interface

O mesmo aplicativo pode variar um pouco entre versões. Em geral, os aplicativos desktop oferecem mais recursos e ícones de navegação, enquanto os aplicativos Store usam botões maiores e mais espaçados. Isto torna os aplicativos da Store mais convenientes para uso com tela sensível ao toque.

Como exemplo, veja a versão do OneNote incluída com o Microsoft Office, em comparação com o aplicativo OneNote Store.

Abaixo está a versão para desktop:

OneNote Versão Desktop

ou pode ver que, como outros aplicativos do Office, esta tem abas ao longo da Fita para todos os tipos de recursos. Estas incluem ferramentas avançadas como o histórico de revisão, a capacidade de gravar vídeo e todos os tipos de tags, além de suporte para macros. Os botões também estão próximos uns dos outros, como seria de se esperar para algo projetado para um mouse.

Em comparação, aqui está como é a versão Store do OneNote:

OneNote Versão Microsoft Store

Você pode ver como a interface é simples aqui em comparação com a versão desktop. Ela tem menos abas e botões com ícones que estão mais afastados. Além disso, a versão Store oferece muito menos configurações do que a versão desktop.

Como mencionado anteriormente, isto se parece mais com um aplicativo que você usaria em seu telefone do que um programa desktop. É perfeitamente adequado para uso rápido, mas os usuários do OneNote encontrarão muitas características em falta.

Aplicativos desktop vs. aplicativos do Microsoft Store: Exemplo VLC

Vejamos rapidamente o VLC, o popular media player, para ver como suas edições desktop e Store são diferentes.

A edição desktop tem uma riqueza de recursos que você já esperava do programa, Desktop vs. Microsoft Store. Ao longo da barra inferior, você pode controlar a reprodução, inclusive ajustando tanto os efeitos de áudio quanto os de vídeo. O Desktop VLC suporta legendas, a capacidade de abrir mídias de fontes como streams de rede, personalização do controle na tela e muito mais.

VLC Destktop

Em comparação, a edição Store do VLC é muito mais simplificada. Você pode mudar as opções, mas apenas uma mão-cheia em comparação com tudo na versão desktop. Ela ainda oferece suporte a legendas e reprodução de fontes de rede, mas não permite personalizar a interface, reproduzir de um DVD ou disco Blu-ray, ou usar muitos outros truques ocultos do VLC.

Você também notará que os botões nesta versão são muito maiores, tornando-os mais fáceis para os usuários da tela sensível ao toque. Como eu estava testando, a versão Store também congelou várias vezes ao tentar iniciar um vídeo.

VLC Microsoft Store

A versão Store é útil, mas faltará muito para os usuários de energia.

Versões do Microsoft Store de aplicativos Web

Além das substituições de aplicativos desktop, a Loja contém muitos aplicativos para serviços web. Estes incluem Pandora, Amazon, Netflix, Instagram, entre outros.

  • Pandora,
  • Amazon,
  • Netflix,
  • Instagram,
  • entre outros

Em alguns casos, estes “aplicativos” são simplesmente um invólucro em um website (como a Amazon) deixando fácil escolher entre Desktop vs. Microsoft Store. Há poucos motivos para usá-los quando você pode simplesmente marcar o site em seu navegador favorito.

Entretanto, outros oferecem características únicas ou layouts melhores. Por exemplo, enquanto você pode navegar através do Instagram em um navegador, você precisa usar o aplicativo Instagram Store para acessar seus DMs.

Na briga Desktop vs. Microsoft Store, você também pode preferir manter um aplicativo desktop para serviços de vídeo como Netflix e Hulu instalado para facilitar o acesso, especialmente se você costuma usar seu laptop no modo tablet.

Se você deve usar um aplicativo de Loja ou um aplicativo web depende de suas necessidades. Algumas pessoas gostam de ter aplicativos dedicados para serviços que eles têm aberto o tempo todo, como Pandora, para cortar as abas do navegador. Experimente e veja qual você prefere.

Aplicativos do Microsoft Store e Aplicativos Desktop

Depois de examinar os dois tipos de aplicativos, não há um vencedor claro entre eles. A maioria das pessoas provavelmente usará uma combinação de ambos.

Os aplicativos de mesa oferecem funcionalidade superior, mas podem ter layouts mais confusos. Por outro lado, enquanto os aplicativos de loja são experiências bastante despojadas, eles se atualizam automaticamente e vêm de uma fonte confiável.

Se os aplicativos que você usa oferecem ambas as opções, experimente e veja qual se adapta melhor às suas necessidades. Precisa de algumas idéias? Explore nosso levantamento dos melhores aplicativos do Microsoft Store. E se você baixar qualquer aplicativo de desktop, certifique-se de verificar a integridade do instalador com um desses verificadores de hash gratuitos.

Mais Informações na Internet

Do mesmo Autor

Relacionados

Advertismentspot_img

Últimos Artigos

Mozilla diz que a Última Característica do Chrome 94 permite a Vigilância

Mozilla diz que a Última Característica do Chrome 94 permite a Vigilância: O cromo 94 caiu oficialmente. Como sempre acontece com uma nova versão do...

O WordPress usa cookies? LGPD

O WordPress usa cookies? Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados em um dispositivo do usuário quando ele visita um site. Eles...

LGPD: Parar com as Ligações Indesejadas de Telemarketing

LGPD: Parar com as Ligações Indesejadas de Telemarketing: Nova legislação obriga que empresas justifiquem como dados foram obtidos e qual o uso das informações...

Quer se manter atualizado com as últimas notícias?

Gostaríamos muito de ouvir de você! Por favor, preencha seus dados e nós nos manteremos em contato. É muito simples!