Durante encontro sobre segurança cibernética na Fiesp, gerente do Bradesco e outros representantes de empresas debateram estratégias de defesa de informações
Patrícia Ribeiro, Agência Indusnet Fiesp
Uma vez que os usuários de plataformas eletrônicas estão doutrinados e conscientizados sobre os riscos de fraudes na Internet, as estratégias de combate ao crime cibernético serão mais eficientes, afirmou nesta terça-feira (31/3) o gerente de Segurança da Informação do Bradesco e coordenador da subcomissão de Segurança da Informação da Febraban, José Wanderlei Galves.
“Vale a pena voltar ao tema conscientização. Muitas pessoas caem no mesmo erro, entrando em e-mails e links com vírus. Quando a gente tem educação cibernética, significa que a gente tem consciência deste processo. Não adianta ter processos e tecnologias perfeitas. Afinal por trás disso tudo temos o ser humano. É o fator humano cuidando da tecnologia da informação”, disse Galves.
Ele participou dos debates sobre a incorporação da segurança cibernética nas estratégias de competitividade das organizações, durante o Congresso Nacional de Segurança Cibernética, organizado pelo Departamento de Segurança da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O diretor-executivo da Alvarez & Marsal Brasil, William Beer, também participou do painel de discussões. Ele afirmou que “os criminosos são criativos. Então precisamos ser inovadores e cuidadosos para nos defender”.
Para o gerente de prevenção e segurança do Mercado Livre na América Latina, Luis Zan, é fundamental ter um sistema com inteligência que identifique as características dos consumidores.
“Esta é a tendência e o futuro: fazer negócios, identificar as anomalias e não impactar as pessoas que querem comprar e vender”.
Legislação
Os especialistas convidados para o encontro foram unânimes em dizer que não consideram a legislação brasileira satisfatória para o combate ao crime cibernético e que, portanto, trabalham para a prevenção do crime cibernético.
“No aspecto de segurança de dados, trabalhamos de acordo com as regras vigentes. Investir para crescer em mobile é muito importante para garantir o ecossistema”, analisa Luis Zan.
Já William Beer, da Alvarez e Marsal Brasil, destacou que é “é importante refletir sobre os segredos das empresas e das pessoas. Até o Cadastro de Pessoa Física (CPF) é importante ser preservado. Diante disso, é imprescindível educar os sistemas para saber identificar o consumidor e não ao contrário”.