Bug no iOS 9 permite acessar todas as funções do iPhone; saiba evitar

0
367
Bug no iOS 9 permite acessar todas as funções do iPhone; saiba evitar

O TechTudo fez o teste e comprovou que, após seguir o procedimento, o usuário chega à Home Screen do iPhone, como se o dispositivo estivesse desbloqueado. O acesso é ainda mais abrangente do que no bug originalmente descoberto pelo site iDownloadBlog, que permitia visualizar as fotos salvas no telefone. Entretanto, a falha parece ter sido corrigida no início da noite desta terça-feira (22). Em novos experimentos, o bug não se repetiu.
O procedimento permite simular a criação de um novo contato e, na hora de escolher uma imagem, visualizar todos os álbuns de fotos do telefone, além das informações da agenda do aparelho. Nesse momento, o usuário também conseguirá acessar a tela inicial e usar normalmente todos os aplicativos.

Bug no iOS 9 permite acessar todas as funções do iPhone; saiba evitarFalha de segurança permite acessar fotos e contatos do iOS 9 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Qual é o melhor sistema operacional para celular? Comente no Fórum do TechTudo.

A falha representa um risco grande para os usuários do sistema mais recente da Apple porque não exige a instalação de aplicativos nem depende de vírus para funcionar – todos os recursos necessários já estão presentes nos iPhones atualizados. Por outro lado, só é possível concluir o processo se o telefone estiver por perto. Ataques remotos não funcionam com a técnica.

Como evitar 

Embora muito sério, o golpe pode ser evitado de forma simples. Como o método utiliza a Siri para desbloquear a tela do celular, basta desabilitar a exibição da assistente virtual quando a tela está bloqueada para impedir que os dados fiquem acessíveis.

Bug no iOS 9 permite acessar todas as funções do iPhone; saiba evitarPara evitar o golpe, é necessário desativar a Siri na tela bloqueada (Foto: Reprodução/Maria Clara Pestre)

Para isso, basta ir em ”Ajustes”, selecionar “Código e Touch ID” e inserir sua senha. Na página seguinte, role a tela até encontrar “Permitir acesso quando bloqueado” e desative a opção Siri.

Em resposta ao TechTudo, a Apple informou que já havia identificado o problema. “Trata-se de algo pontual, tendo afetado poucas unidades. A questão foi direcionada e está sendo tratada internamente”, declarou a empresa.